Ir para o conteúdo
ancora-conteudo
Voltar

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica

O objetivo do Programa de P&D é alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia. Busca-se promover a cultura da inovação, estimulando a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro, criando novos equipamentos e aprimorando a prestação de serviços que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.

Voltar

CITENEL e Revistas de P&D

CITENEL e Revistas de P&D

por: SPE - publicado: 11/04/2016 15:06, última modificação: 16/08/2017 09:02

Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica - CITENEL

O Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), evento bienal realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é atualmente, o principal locus para discussão dos resultados e impactos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência e implementado pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia. O evento consiste em uma oportunidade ímpar para que empresas de energia elétrica e instituições de P&D divulguem as inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito do programa de P&D regulado pela ANEEL, além de ser um momento para discussão da regulamentação ora vigente.

A partir da quinta edição do Citenel, realizada em 2009, iniciou-se a realização concomitante do Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico (SEENEL), que tem como objetivo apresentar e discutir os resultados do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL, com vistas a subsidiar o incremento de melhorias na regulação vigente.

Acesso ao Portal do evento

Acesso aos Anais do CITENEL

A Chamada de Trabalhos para a Revista P&D ANEEL 2017 visa selecionar artigos que apresentem resultados de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento concluídos e atualmente em aplicação pelas empresas do setor elétrico.

Este documento contém informações sobre o conteúdo e as normas para a elaboração de artigos técnicos para publicação na Revista de P&D ANEEL nº 07, a ser lançada em agosto de 2017. Os arquivos devem ser encaminhados no formato do Microsoft Word versão 6.0, ou superior. Esta seção (Resumo) deve ser limitada a 150 palavras e apresentar de forma concisa, em parágrafo único, o trabalho realizado, o produto principal obtido e sua relevância para o setor elétrico brasileiro.

Revistas de P&D ANEEL

As edições da Revista Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL são lançadas durante os Congressos de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel)  e apresentam à sociedade resultados do programa de P&D coordenado pela Agência. Mediante chamada de trabalhos, as empresas participantes do programa de P&D encaminham artigos técnicos a respeito dos resultados dos seus projetos, e um comitê técnico seleciona os mais relevantes para compor as publicações.

  • Nesta sétima edição da Revista de P&D da ANEEL, são apresentados os resultados de diversos projetos selecionados, ideias sobre um novo Marco Regulatório e artigo sobre a ruptura de um novo paradigma tecnológico, entre outros assuntos.
  • Nesta sexta edição da Revista de P&D da ANEEL, são apresentados os resultados de alguns dos vários projetos desenvolvidos nos últimos dois ou três anos, os quais envolvem, geralmente, a parceria entre empresas de energia elétrica, instituições de pesquisa e fabricantes de tecnologia.
  • Nesta quinta edição, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) manifesta seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor de energia elétrica. Responsável pela regulamentação dos investimentos compulsórios em P&D pelos agentes do setor, a ANEEL procura incentivar a realização de projetos que melhorem a eficiência e a qualidade dos serviços prestados e reduzam a dependência tecnológica do setor. Foram selecionados 30 projetos dentre os 128 encaminhados.
  • Em sua quarta edição, a revista P&D trás em seu conteúdo 30 iniciativas com resultados significativos para o desenvolvimento tecnológico do setor elétrico no Brasil, sendo a maioria apresentadas por distribuidoras, além de outros artigos.
  • Em sua terceira edição, a revista P&D trás em seu conteúdo 30 projetos de estímulo ao investimento nas áreas de distribuição, transmissão e geração além de artigos sobre os avanços tecnológicos no setor elétrico e no mercado de energia.
  • Apresenta 25 projetos das concessionárias de geração, transmissão e distribuição, além da visão de especialistas do setor elétrico sobre o momento de transformação da área de Pesquisa & Desenvolvimento – P&D, assim como as perspectivas que se abrem com o aumento de projetos e de investimentos nesse setor.
  • Apresenta uma amostra com 51 projetos de empresas do setor elétrico de todas as regiões do Brasil nas áreas social, ambiental, fontes alternativas, redução de consumo e eficiência, segurança do trabalho e tecnologia. A publicação veicula um panorama do que tem sido feito em pesquisa e desenvolvimento desde o primeiro ciclo de 1998. Mostra resultados, impactos do setor, grau de investimento e benefícios para a sociedade. Traz ainda sete artigos de agentes do setor sobre programas em suas companhias.