Ouvidoria Institucional
 

Ouvidoria Institucional - Um canal de apoio à gestão da ANEEL

 

Um novo canal de diálogo

Desde a sua criação, não se tem medido esforços na ANEEL para disponibilizar e ampliar canais de comunicação com os diversos públicos de interesse da sociedade. 

Neste sentido, a Ouvidoria Institucional da ANEEL tem como atribuição realizar apreciações de críticas, sugestões, reclamações e denúncias sobre a atuação da própria Agência, não se confundindo com outros canais de atendimento da ANEEL. A Ouvidoria Institucional, portanto, não é uma instância recursal.

Mas, para que a comunicação seja efetiva e transparente, é preciso que a Agência reconheça e confira tratamento adequado a esses públicos, que têm necessidades e interesses distintos, e que demandam uma linguagem apropriada para apreensão daquilo que se quer comunicar.

Levando para a prática esse discurso, a ANEEL disponibiliza diversos canais e espaços de interlocução social:

 

Você sabe a diferença entre a Ouvidoria Institucional e a Ouvidoria Setorial ?


Ouvidoria Institucional 

Diferentemente da Ouvidoria Setorial, que trata das demandas de consumidores com relação aos procedimentos das distribuidoras, em particular aos previstos na Resolução Normativa nº 414/2010, a Ouvidoria Institucional, que foi criada por meio da Portaria nº 2.884/2013, tem por finalidade receber, analisar e responder as reclamações, críticas, sugestões e denúncias relativas à atuação da própria Agência, bem como acerca de seus procedimentos.

As demandas podem ser encaminhadas tanto pela sociedade quanto pelos agentes regulados e, em especial, por servidores e colaboradores da Agência. Essa nova instância de Ouvidoria é composta pelo Diretor-Ouvidor e por um servidor público com dedicação prioritária às demandas da Ouvidoria Institucional.

Ouvidoria Setorial

A Ouvidoria Setorial tem como função prestar informações e orientações sobre os assuntos relacionados ao fornecimento de energia elétrica aos consumidores e também registrar as reclamações quanto à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras.

Como exemplo de demandas típicas da Ouvidoria Setorial, temos falta de energia, variação de consumo, ressarcimento de danos ocorridos por falhas no fornecimento de energia, suspensão do fornecimento de energia, erros de leitura, variação do consumo, tarifas de energia, dentre outros.

Caso sua demanda esteja relacionada aos assuntos da Ouvidoria Setorial da ANEEL, clique aqui.

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Canais de atendimento da Ouvidoria Institucional

E-mail: ouvidoriainstitucional@aneel.gov.br

Correspondência e atendimento presencial: 
SGAN 603, Módulos I e J, Brasília/DF, CEP: 70830-110.

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