Informações Técnicas

por: SCR - publicado: 22/01/2016 09:39, última modificação: 02/03/2016 17:08

As Informações Técnicas compreendem dados, tabelas, listas, documentos, planilhas, indicadores, bem como instruções de preenchimento e outros materiais importantes para os agentes, investidores, pesquisadores, instituições públicas ou privadas e cidadãos.

Voltar

Tarifa Branca

Tarifa Branca

por: SGT - publicado: 24/11/2015 09:07, última modificação: 16/01/2020 10:10

A Tarifa Branca é uma nova opção tarifária para as unidades consumidoras atendidas em baixa tensão (127, 220, 380 ou 440 Volts), chamado de grupo B. 

Podem aderir à Tarifa Branca os consumidores das classes:

  • Residencial: denominada subgrupo B1; 
  • Rural: denominada subgrupo B2; e 
  • Industrial, Comércio, Serviços e outras atividades, Serviço Público, Poder Público e Consumo Próprio: denominada subgrupo B3. 

Essa tarifa não está disponível para os consumidores da subclasse Residencial Baixa Renda que recebem benefício tarifário. A Tarifa Branca também não se aplica para a Iluminação Pública (subgrupo B4). 

Diferente da modalidade Convencional, que tem um único valor de tarifa, a Tarifa Branca possui valores diferentes ao longo do dia. 

Nos dias úteis, temos 3 valores de tarifa, aplicados de acordo com os períodos (postos): 

  • Ponta: tarifa mais elevada; 
  • Intermediário: tarifa de valor intermediário; e
  • Fora Ponta: tarifa de valor menor.  

Nos fins de semana e feriados nacionais, o valor é sempre da tarifa Fora de Ponta. 

A Tarifa Fora de Ponta tem valor inferior ao valor da Tarifa Convencional. Isso faz com que a Tarifa Branca seja indicada para quem consegue concentrar seu consumo no período fora de ponta dos dias úteis e nos fins de semanas. 

Consulte abaixo os valores vigentes da Tarifa Branca para a classe residencial e os postos tarifários de cada distribuidora. Compare também os valores da Tarifa Branca com a Tarifa Convencional vigente.

Para saber detalhes de como os postos tarifários são definidos, acesse a página Postos Tarifários.

Se está interessado em aderir à Tarifa Branca, procure a distribuidora que o atende. Ela deverá, em até 30 dias, substituir o medidor de energia. Se mudar de ideia, em até 30 dias você poderá retornar à Tarifa Convencional. 

Para entender mais sobre Tarifa Branca, veja as perguntas frequentes.