Serviços

por: SGI - publicado: 03/03/2016 15:46, última modificação: 17/07/2017 18:59

Atendimento ao Usuário

Também conhecido como Serviço de Referência, orienta o usuário na busca e recuperação de informações de seu interesse.
Obs.: Qualquer usuário poderá consultar as obras no Centro de Documentação - CEDOC durante o horário de atendimento. O empréstimo para os usuários externos será efetuado através das bibliotecas cadastradas, conforme o regulamento interno.


Empréstimo entre Bibliotecas

Os empréstimos entre o CEDOC e os centros de documentação/bibliotecas de concessionárias de energia elétrica e dos órgãos públicos do Distrito Federal Brasília poderão ser efetuados mediante solicitação formal de bibliotecária da instituição solicitante, que se responsabilizará pelas publicações recebidas por empréstimo, assim como pela sua devolução.
Para publicações atípicas ao acervo do CEDOC, poderá ser solicitado o empréstimo junto a Bibliotecas, Centros de Documentação ou Unidades de Informação de Órgãos Públicos e Universidades, conforme o regulamento de cada instituição. 
Caberá ao Centro de Documentação o controle deste empréstimo.
O usuário deverá devolver a publicação ao CEDOC para que este proceda a devolução à Biblioteca fornecedora, obedecendo o prazo estabelecido.


Intercâmbio

É realizado entre os órgãos do Setor Elétrico para permutas e doações de publicações.


Normatização de publicações

Normatização das publicações a serem editadas pela ANEEL, obedecendo as normas internacionais de Catalogação (AACR2), Classificação e da ABNT.


Pesquisa On-Line

É efetuada nas diversas bases de dados do CEDOC (Biblioteca Virtual).


Estudo de Usuários

No ano de 2017, o Cedoc concluiu o estudo de usuários com base em uma amostragem de 306 respondentes, de um universo de pouco mais de 1200 pessoas. Foi possível compreender características gerais dos usuários internos do Cedoc, identificar quem são os usuários reais, potenciais e os não-usuários, mapear o nível de conhecimento a respeito dos produtos e serviços disponibilizados pelo Cedoc, captar novas ideias para atender uma gama maior de servidores/colaboradores e identificar os interesses informacionais dos usuários internos.

Em resumo, foi identificado que:

  • Grande parte dos respondentes utilizam a biblioteca virtual como ferramenta de suporte para suas atividades, sendo a pesquisa legislativa o serviço mais utilizado;
  • Dentre os serviços mais conhecidos estão: pesquisa legislativa e circulação (empréstimo, devoluções e renovações);
  • Os periódicos mais consultados são: Correio Braziliense e Revista Veja;
  • Houve a percepção de que quase a totalidade dos produtos e serviços oferecidos são bons, tendo sido avaliados de maneira positiva os quesitos: acervo, mobiliário, localização, limpeza, acústica, atendimentos presencial e remoto, biblioteca virtual, catálogo on-line, climatização, hall de leitura, horário de funcionamento, iluminação e layout;
  • Apenas o quesito espaço/tamanho, teve avaliação regular;
  • 59% dos respondentes estão satisfeitos com os produtos e serviços já disponibilizados;
  • Conforme respostas obtidas ficou demonstrado que apenas a existência e disponibilidade dos serviços e produtos são insuficientes ao atingimento dos objetivos para os quais foram criados, onde se percebeu a necessidade de intensificar as ações marketing da unidade de informação;
  • Houve solicitações para alteração na Política de Desenvolvimento de Coleções e na Norma 007 do Cedoc no sentido de adquirir mais exemplares para os livros mais emprestados, com ampliação do prazo de 15 (quinze) dias; ampliar o empréstimo entre bibliotecas para livros não técnicos; ampliação do horário disponível para utilização da sala de estudo; permissão para empréstimo de livros remotamente, entre outras;
  • A busca via Sophia foi apontada como deficiente, o que sugere que tenhamos que abrir pequenos cursos/workshops para dar melhores alternativas de como pesquisar (busca simples/avançada) no sistema;
  • Foi observado que é importante, no momento de ambientação de novos servidores/colaboradores, uma visita ao Cedoc;
  • Identificamos que é anseio dos usuários programas de incentivo à leitura, interação, desenvolvimento e educação de usuários (ex. pequenos cursos/workshops/treinamentos para lhes passar conhecimento de pesquisas simples e avançadas).

O estudo completo pode ser acessado aqui.

Informações Gerais

Prazo de Empréstimo

Usuários Internos
Livros: 15 dias; Mapas, Vídeos e CDs: 3 dias; Periódicos: 7 dias.

Bibliotecas Cadastradas
Livros: 15 dias.

Nº máximo de obras por empréstimo

Usuários Internos
Livros: 5 títulos; Mapas, Vídeos e CDs: 3 unidades; Periódicos: 3 volumes ou fascículos.

Bibliotecas Cadastradas
Livros: 2 títulos.

Horário de funcionamento

07h30 às 19h30 (segunda a sexta)

Contato

E-mail: cedoc@aneel.gov.br
Telefone: 61 2192-8668